Sonho ou Ilusão?
Ser músico nos dias atuais é algo bem complicado, pois de uns tempos pra cá a gurizada optou pelos jogos seja em PS3-4 ou X-Box o console Guitar Hero que anos atrás virou febre mundial afastando assim os jovens dos instrumentos musicais, Guitarras sendo trocadas por controles, tornando os jovens longe da música como estudo
Em conversa com músicos dos anos 70 e 80 a frase que mais ouvi foi (No meu tempo era muito difícil aprender um instrumento) e de fato era, não existia professores, instrumentos era precários (Quando se tinha) os pré-conceitos e as barreiras que eles enfrentavam eram bem mais pesada que as de hoje, a falta de informação, a falta de materiais para estudo, enfim tudo era mais complicado no entanto isso não desanimou aqueles que queriam aprender um instrumento, seja de corda ou de sopro ou percussivo.
Nos anos 70 tivemos uma explosão cultural
foi a última década do período classic rock. É também conhecida como a "década da discoteca", devido ao surgimento da disco music. Surge também o movimento punk.
O início da década viu o surgimento de muitos estilos musicais populares e de rock, incluindo
jazz rock (aka "fusion"),
southern rock,
folk rock e
soft rock, com este último incluindo artistas como
The Carpenters,
Carole King e
James Taylor. Ele também incluiu o aumento da popularidade do rhythm and blues (R&B), sobretudo dos artistas da
Motown como
Stevie Wonder,
The Temptations e
The Jackson 5.
Funk, um ramo da
soul music com uma maior ênfase em batidas, influências de rhythm and blues, jazz e rock psicodélico, também foi muito popular.
No brasil também tivemos essa explosão musical e cultural, grandes nomes e grandes bandas surgiram nessa época, entre eles estão: Novos Baianos, A Cor Do Som, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Flávio Venturini, Multantes entre outros
Com tanta coisa acontecendo alguns jovens daquela época sonhavam com a fama, os palcos, discos, então estudavam música, tentavam tocar algum instrumento, começava a surgir as primeiras composições os primeiros arranjos, o amor pela música vinha em primeiro plano, alguns conseguiram outros pararam no meio da estrada.
Enfim, viver da música é um sonho e ao mesmo tempo uma ilusão, pois o mercado anda por uma fase complicada, as pessoas ainda vêem um músico como vagabundo e não como um profissional, o próprio músico não acredita mais em si mesmo, muitas das vezes não se capacita no seu instrumento as pessoas também não tem um gosto musical muito elevado se deixando levar por qualquer Hit de versão, tornando assim pobre a nossa cultura musical de décadas e décadas!